Contacte-nos
Homens de Schoenstatt, Lisboa
  • Home
  • Viida do Ramo
    • Aliança de Amor
    • Terço dos Homens
    • Madrugadores
    • Escola de Dirigentes
  • Programa anual
  • Contactos
  • Documentos
  • Notícias
  • Links

​CONGRESSO CIEES

11/2/2021

0 Comments

 
Nos próximos dias 5 e 6 de novembro, vai acontecer o VI Congresso internacional da CIEES, Comunidade Internacional de Empresários e Executivos Schoenstattianos. Todos podemos participar online mediante a inscrição: https://congresociees2021.com/.
A CIEES nasceu há cerca de dez anos em Santiago do Chile, pelo mão do P. Rafael Fernandez e de um grupo de empresários e empreendedores schoensttatianos. Tem conhecido um rápido crescimento a que não será alheia a situação económica do mundo antes e durante a pandemia. Atualmente existe uma CIEES Internacional (https://cieesinternacional.org/) sediada no Chile e filiais em vários países da América latina. Em 2019 foi lançada a CIEES Espanha. O objetivo é unir empresários e empreendedores schoensttatianos, de todas as ligas e uniões, em torno de temas, atividades e projetos de cariz económico e empresarial que a todos interessem, dando-lhes a tonalidade schoensttatiana que nos caracteriza. A Liga dos homens de Lisboa tem vindo a acompanhar este crescimento da CIEES, tendo conhecido os seus principais dinamizadores num encontro presencial realizado em 2019 em Santiago e em mais dois encontros online. Dada a pertinência destes temas no mundo pós pandemia, está em discernimento a eventual criação de uma CIEES Portugal. 
O canal online da CIEES (https://youtube.com/channel/UC5p5Tq0iSpLQFznQZhWoFMg) tem muitas das intervenções de congressos e encontros anteriores. Fica o convite a conhecerem este canal e a participarem no Congresso, envolvendo-se tanto quanto possível nesta corrente de vida que acreditamos que pode vir a dar muito fruto.
Imagem
0 Comments

Santuário Empreendedor

11/1/2021

0 Comments

 
No passado dia 23 de outubro foi inaugurado o Santuário Empreendedor numa empresa sediada no Restelo, duas palavras sobre tipo de Santuário:
 
«… uma secreta ideia predilecta: Quando Pedro viu a glória de Deus no Tabor, exclamou encantado: “Que bom é estarmos aqui; façamos três tendas…” (Mc.9,5). Estas palavras vêm-me constantemente à memória. E já várias vezes me interroguei: “Não seria possível agora a capelinha da nossa congregação tornar-se como que o nosso Tabor, no qual se revele a glória de Maria?» (PK 18/10/1914)
 
A outra palavra é para dizer que a história mostra que isto se tornou realidade. E, em união com o Santuário Original, realidade para todos os Santuários filiais, também o Santuário Emprego, para onde toda a actividade profissional deverá ser canalizada,  e oferecida com verdadeiro espírito de sacrifício, para «levar Nossa Senhora e Rainha a estabelecer aqui, de maneira especial, o seu trono, a distribuir os seus tesouros e a operar milagres da graça» (PK 18/10/1914)
 
A necessidade muito humana de vinculação local passa por aqui. Aqui estou, aqui quero vir, aqui quero rezar, entregar e pedir. Nossa Senhora fará o resto. «Uma ideia ousada, talvez ousada de mais para a generalidade das pessoas…» (PK 18/10/1914)
​
António Ruivo
Ramo dos Homens de Schoenstatt
Imagem
0 Comments

Jornada de Homens - Unidade na Diversidade

10/28/2021

0 Comments

 
Durante a manhã do passado dia 23 de outubro, decorreu nas instalações de uma empresa no Restelo, a jornada dos homens de Schoenstatt, com o propósito de planear o ano pastoral, apresentação de novos projetos e inauguração do Santuário Trabalho. Começámos a manhã com os Madrugadores, com a oração de Laudes, conduzida pelo Pedro Mendonça, membro do Ramo dos Homens, representante do Movimento de Madrugadores em Portugal.
Em virtude da proposta de participarmos neste dia na "Caminhada pela vida", o programa inicial ficou reduzido à parte da manha, com uma abordagem simplificada do Homem Novo na Nova Comunidade, a Visão Salvífica do Ocidente e a Confederação Apostólica Universal, sendo estes os objetivos que herdamos da visão profética do Pe. Kentenich.
Desta jornada saiu o lema do Ramo para os próximo dois anos, num alinhamento com as Jornadas Mundiais da Juventude, que vai ter por lema  «Maria levantou-se e partiu apressadamente», como homens não queremos deixar Maria ir sozinha, como pais queremos levantar-nos e acompanharmos Maria, assim o nosso lema ficou "Ser Pai em Movimento com Maria".
Em relação aos projetos apresentados, resultado dos três grupos de trabalho que foram criados, destacamos a Capela de Adoração Perpétua, apresentado por Ricardo Pizarro, a M.O.T.E - Mother Of The Earth, apresentado por Afonso Gil, a Comunidade Internacional de Empresários e Executivos Schoenstattianos - CIEES, foi apresentada por Pedro Salgueiro, destacando o VI encontro internacional online, que irá ocorrer de 05 a 6 de novembro, no Chile, com a possibilidade de podermos participar mediante inscrição, https://congresociees2021.com/.
Próximo das 13h00, encerrámos a manhã com a bênção do Santuário Empreendedor, realizada pelo Padre Carlos Alberto, seguida de Missa e almoço.
Alguns dos homens presentes nesta jornada, participaram na "Caminhada pela Vida", com o itinerário que foi proposto,  entre o largo Luis de Camões e a Assembleia da República.
0 Comments

2º CONGRESO INTERNACIONAL DE GRUPOS DE HOMENS DE SCHOENSTATT - De 6 a 9 de Setembro de 2019

5/19/2019

0 Comments

 
Este é o 2º Congresso de Grupos de Homens de Schoenstatt, a nível internacional. No primeiro encontro em 2017, comprometemo-nos a manter periodicamente estes encontros onde participem Peregrinos, Ramos, Adultos, Juventude Masculina, Federação e Instituto Secular.
Imagem
Porquê este encontro?
Porque o Pai J. Kentenich sempre insistiu em desenvolver grupos de homens que estejam no meio do mundo laboral, social y cultural.
Porque o Pai J. Kentenich pensou Schoenstatt como um Movimento que precisava de esses homens para harmonizar a fé no mundo.
Para quê este próximo encontro?
Para conhecer e instalar a tarefa e missão do 31 de maio, como uma missão de todo Schoenstatt. De maneira especial, e muito importante fazer uma projeção ao tempo atual, como resposta de vida que revitalize os grupos de homens na rede da família de Schoenstatt.
Para desenvolver uma metodologia de trabalho com os grupos de adultos e de jovens que possibilite uma projeção das Juventudes na sua vida adulta dentro do movimento.

O Homem Novo

0 Comments

Em Portugal realizou-se o 1º Encontro Mundial dos Homens de Schoenstatt

6/10/2017

0 Comments

 
Imagem

PORTUGAL, por Lena Castro Valente •
De 28 a 31 de Maio de 2017 teve lugar em Portugal – Gafanha da Nazaré, Aveiro – o I Encontro Mundial dos Homens de Schoenstatt. Presentes quase 40 Homens oriundos do Chile, Argentina, Paraguai, Alemanha, Espanha e Portugal. No sentir e no dizer de todos eles, este constituiu um primeiro e importante passo para o desbloquear das fronteiras entre as diferentes Comunidades de Homens dentro do Movimento. Conhecerem-se, irmanarem-se numa missão comum com o anseio de fazerem mais e melhor…dentro do carisma de Schoenstatt e segundo a visão que o Pai-Fundador tinha para a Coluna dos Homens.

Chegada a Lisboa No dia 28 de manhã começaram a chegar ao Santuário de Lisboa (Santuário Cenáculo da Família do Pai) os que vinham de fora do país. Depois do almoço todos se juntaram aos Homens do Ramo de Lisboa e aos de Aveiro – vindos especialmente a Lisboa para darem as boas-vindas aos visitantes. Às quatro horas da tarde foi celebrada a Missa de Acolhimento e Envio para o início dos trabalhos, cuja organização esteve a cargo de Lisboa e à qual presidiu o Pe. José Manuel Aravena, chileno, Assessor do Ramo dos Homens de Lisboa. Terminada esta, todos se dirigiram, em autocarro, para o Santuário da Gafanha da Nazaré (Tabor da Mãe da Igreja), em cujas instalações ficaram alojados e onde se desenrolou o Encontro. A língua oficial foi o espanhol.

As actividades do Encontro Todos os dias, muito cedo, tinham encontro marcado no Santuário para as orações da manhã. Ao longo do dia o Santuário também era o lugar da comunhão para a celebração da Santa Missa – presidida no dia 29 pelo Assessor dos Homens de Aveiro, Pe. Carlos Alberto, no dia 30 pelo Pe. Herbert King e no dia 31, de novo, pelo Pe. José Manuel Aravena – e para a Adoração do Santíssimo Sacramento. A primeira reunião ocorreu no dia 29 de manhã e consistiu na apresentação dos diferentes países presentes – quem eram, quais as actividades desenvolvidas e quais os objectivos que tinham para as suas Comunidades – a que se seguiu de tarde uma confraternização turística, para melhor se conhecerem entre todos, que os levou em passeio de barco pelas rias de Aveiro (considerada a Veneza de Portugal), à Fábrica dos Doces de Ovos-moles[1] – a grande especialidade de Aveiro – e à Fábrica e Loja da porcelana Vista Alegre que foi fundada no século XIX. No dia 30 receberam a visita do Sr. Bispo de Aveiro, D. António Manuel Moiteiro Ramos – o Santuário da Gafanha da Nazaré foi há vários anos elevado a Santuário Diocesano, local de peregrinações da Diocese – que foi tomar o pequeno-almoço com eles e lhes fez uma alocução sobre o papel do Leigo na Igreja. Terminado este, foi a vez do Pe. Herbert King – sacerdote convidado para fazer a conferência que dava a tónica a todo o Encontro e que conheceu pessoalmente o Pe. Kentenich – falar sobre o 31 de Maio. Desde as dez e meia até à uma da tarde foi o Tema que os ocupou. Após o almoço reuniram-se em grupos para debater sobre o futuro comum da Coluna dos Homens à luz do 31 de Maio e tirarem as conclusões que pretendem implementar daqui para a frente. No dia 31 celebraram a Eucaristia da Visitação de Nossa Senhora e do 31 de Maio no Santuário finda a qual, se dirigiram para Fátima onde terminaria o Encontro. A Capelinha das Aparições, os Túmulos dos Videntes de Fátima na Basílica Velha e a Basílica nova da Santíssima Trindade foram locais de visita e oração obrigatórios. O Terço em conjunto foi rezado na lindíssima Capela de S. José onde apenas se entra com marcação prévia.

As conclusões
Para além de várias acções aconselhadas: no campo da oração – rezarem por todos os pedidos de Homens, pelos novos Santuários a serem fundados, etc., – e no campo do apoio individual e institucional, também apuraram várias preocupações comuns como: a Universidade Mariana, a Escola de Dirigentes, um Centro de Espiritualidade e a promoção do conhecimento de modelos masculinos do Movimento como: João Pozzobon e Mario Hiriart. Decidiram constituir uma base de dados dos Homens de Schoenstatt – tendo sido atribuído ao Chile o encargo pela América do Sul, a Portugal a Europa Latina, à Alemanha o resto da Europa e aos Irmãos de Maria o resto do mundo. Vão criar uma página web, ou um Blog ou FaceBook, para poderem estar em permanente contacto entre todos, sendo, provavelmente o dinamizador inicial um português. O II Encontro Mundial realizar-se-á no Chile em 2019 – aproveitando os 70 anos do 31 de Maio – em data a definir, provavelmente durante a primavera na América do Sul.
​
http://www.schoenstatt.org/pt/vida-em-alianca/2017/06/em-portugal-realizou-se-o-i-encontro-mundial-dos-homens-de-schoenstatt/

0 Comments

Publicação do Expresso - "São homens e rezam. Apenas entre homens 

12/30/2016

0 Comments

 
Imagem
O artigo não conta que a onda de oração no masculino terá começado pela mão de dois padres portugueses: Miguel Lencastre e José Pontes encontraram nas igrejas vazias do nordeste do Brasil uma oportunidade para atrair homens, acostumados a ficar do lado de fora. Quem explica é António Ruivo, ligado ao santuário de Schoenstatt, em Lisboa, que ouviu o relato diretamente de um dos sacerdotes. Portugal, contudo, está muito longe desta dimensão. A pesquisa do Expresso descobriu apenas os grupos do Seixal e de Schoenstatt e mesmo o Patriarcado, quando questionado, não os conhecia. Há procissões, como a da Farinheira, em Mação, em que só participam homens, mas que não funcionam com esta regularidade.
Desde 2014 que os participantes do grupo do Seixal tentam conquistar mais adeptos, mas não é fácil. Criaram uma página no Facebook e colaram um cartaz no átrio da igreja. Apostaram sobretudo na divulgação boca a boca, mas o movimento não cresceu. Os que participam, contudo, dizem-se fiéis. Pedro Inês, 35 anos, desempregado, só falta às reuniões quando tem de ficar com o filho de ano e meio porque a mulher, que trabalha por turnos, não consegue. Valentim Queirós, reformado, 71 anos, 12 netos e dois bisnetos, diz que participa porque “é bom estar entre homens” e que “rezar em grupo tem outra força”, embora o terço faça parte da sua rotina diária, mesmo que solitária. Rafael Santos, funcionário público, 30 anos, outro dos fundadores do movimento na margem sul, defende que o objetivo é “rezar de forma pragmática, pelas intenções de cada um, porque a vida é uma batalha diária e o terço é uma arma que dá força”. O simbolismo masculino é evidente nos discursos, como quando Nuno Capucha confessa ser “devoto de São Nuno de Santa Maria, génio militar impulsionado pela fé”.
nquanto fala tem nas mãos o terço de madeira oficial do movimento brasileiro, lembrança que trouxe do santuário de Aparecida para todos os membros do grupo.
Tiago Pacheco da Silva é pároco do Seixal há um ano. Quando chegou, encontrou o movimento e nunca pensou em fechar as portas a estes homens. Quando pode, participa, e quando não é possível “eles entram, rezam sozinhos e vão à vida deles”. Compreende a necessidade de homens rezarem entre homens porque “o terço está associado a uma oração de mulheres idosas e, além disso, as senhoras dominam todos os momentos da igreja e, desta forma, eles têm um método e tempo próprios”.
ORAR SEM O TERÇOO frio é o mesmo, o resto é distinto. Às mesmas 21h frias de uma noite de dezembro, outros homens começam a chegar. Desta vez, o local é o santuário de Schoenstatt, no Restelo. Também se atrasam. Também chegam aos poucos, um de cada vez. Este grupo é formado por seis homens, um está doente e não pode comparecer.
O Ramo dos Homens de Schoenstatt — movimento de renovação católica de génese masculina que surgiu em 1914 na Alemanha — chegou a ter quatro “grupos de vida”. Formados há cinco anos, atualmente, só dois núcleos funcionam regularmente. No total, são 15 homens que se encontram a cada quinze dias e decidem, de forma autónoma, que método querem imprimir às reuniões. “Somos um movimento de leigos e o padres são os nossos assessores, não mandam”, explica Paulo Galvão, psicólogo que trabalha como coach e é o coordenador do Ramo dos Homens.
Desafiados a explicar o motivo de se reunirem apenas entre homens, concordam que “homens e mulheres têm características próprias e, quando se juntam, estas evidenciam-se”. Dizem ainda que “também as interpretações dos textos são distintas”. Pedro Mendonça é o “chefe” daquele grupo de homens casados, com mais de 50 anos. Assumiu a responsabilidade em outubro e vai ser líder durante um ano litúrgico (até outubro de 2017). Engenheiro industrial, conta que foi “educado no amor à Igreja, em frente ao presépio” e que vê nesta prática “a possibilidade de desenvolver o papel de pioneiro e educador dos homens”.
Para o teólogo e sacerdote Anselmo Borges, o surgimento de movimentos de leigos é positivo. “Jesus era leigo e a Igreja é, antes de mais, o povo de Deus”. Segundo o religioso, “povo, em grego, diz-se laós, de onde vem a palavra leigo” e “é excelente que haja leigos que se reúnem em grupos e associações para rezar em conjunto, meditar e prestar serviços”. Avisa, contudo, para dois perigos: “O surgimento de algum elitismo ou a redução a um devocionismo intimista, esquecendo a caridade cristã.”
Também a teóloga Teresa Toldy alerta que “em geral, estes movimentos de espiritualização passam ao lado de questões fraturantes da Igreja”, como a discussão do papel da mulher na instituição e a sua ordenação. E sublinha que haver grupos só de mulheres para debater textos litúrgicos não é o mesmo porque “eles sempre tiveram voz na hierarquia, enquanto elas reúnem-se para ter espaço de expressão da sua fé, sem reproduzir o discurso masculino”.
Daniel Simões, 58 anos, é economista. Tinha deixado de ir à missa, mas numa peregrinação a Fátima aproximou-se do movimento e gostou do que viu porque não havia “muita beatice”.
Agora é dele a missão de organizar o Encontro Internacional dos Homens de Schoenstatt, em maio do próximo ano, em Aveiro e Fátima. José Cid é engenheiro informático e tem 65 anos. Começou a frequentar o santuário do Restelo trazido pela mão do filho e, hoje, toda a família participa. Não tem dúvidas de que a leitura no masculino “é mais focada” e sublinha que “o chavão da igualdade de género não se coloca em Schoenstatt, onde todos são iguais diante de Deus”. Os 66 anos do engenheiro agrónomo Pedro Castro e Costa fazem-no explicar que “não há um rezar no masculino e outro no feminino porque a prédica é a mesma, a expressão é que é diferente”, mas também que “os homens reforçam a oração quando a fazem em conjunto”.
Desde que surgiu, os homens de Schoenstatt tentam rezar o terço no masculino. Falharam sempre. Reconhecem que “o modelo de Portugal não tem de ser o do Brasil”, por isso dedicam-se a estudar textos litúrgicos. “Estamos numa fase embrionária, com tudo por fazer”, dizem. E se uma mulher quiser participar? “É o que está a acontecer”, responde Pedro Mendonça. Acabada a reunião, saem todos da sala e juntam-se em frente à porta, já fechada, do santuário. É quase meia-noite, ligam o telemóvel e rezam. Sem mulheres. Mas entregam-se a uma mulher, a mãe de Jesus.
http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-12-26-Sao-homens-e-rezam.-Apenas-entre-homens


0 Comments

Jornada de dirigentes 15 out 2016

10/17/2016

0 Comments

 
Imagem
No passado dia 15 de outubro decorreu na Torre da d'Aguilha, a jornada de dirigentes da Diocese de Lisboa, que teve como tema único a descoberta do Ideal Nacional.
O Ramo dos Homens esteve representado pelo Gonçalo Vilela, o António Fernandes, o Miguel Cordovil, o Pedro Castro Costa e o Paulo Galvão. 
Na página de documentos do nosso site, está publicada a carta Magna que foi entregue à nossa querida Mãe, para nos ajudar a fazer esta descoberta e se for possível até lá, entregar-lhe o nosso ideal no 13 de maio de 2017.  
Todos os Schoenstatianos são chamados a participar neste processo de estudo e reflexão,  podendo contribui com uma sugestão de um ideal, para a Família de Portugal, que seja subscrito no mínimo por 5 pessoas.

0 Comments

JORNADAS DE PREPARAÇÃO DO ANO PASTORAL 2016/2017

10/10/2016

0 Comments

 
Imagem
No passado dia 1 de outubro realizou-se a jornada de preparação do ano pastoral 2016/2017, tendo sidos abordados os seguintes pontos:
1. A realização do 1º Encontro Mundial dos Homens de Schoenstatt que vai acontecer em Aveiro e Fátima entre os dias 28 e 31 de Maio de 2017;2. Foi feito o apelo aos membros do Ramo para que se envolvam nos trabalhos de descoberta do Ideal Nacional de Schoenstatt em Portugal, à semelhança do que acontece em outros ramos do movimento;
3. A importância da participação dos Homens nas Jornadas Diocesanas de Dirigentes a realizar no próximo dia 15 de Outubro na Torre da Aguilha em Carcavelos;
4. A importância do legado do Padre Miguel Lencastre nomeadamente o papel do Ramo dos Homens no destino a dar ao terreno de Fátima;
5. A realização de um encontro sobre Christian Self-Leadership a decorrer em Aveiro no próximo dia 12 de Novembro;
6. A realização de Eleições para a escolha do novo chefe do Ramo no dia 8 de Julho de 2017.
Estiveram presentes os membros:

PRESENTES: - António Fernandes - Duarte Nifo - Gonçalo Vilela - João Ascensão - João Herdade - Padre Jose Aravena - José Cid - José Horta e Costa - José Maria Vaz Pinto - José Perestrelo - Mário Madeira - Miguel Cordovil - Paulo Galvão - Pedro Castro Costa - Pedro Falcão - Pedro Mendonça
​

0 Comments

Encontro Mundial dos Homens de Schoenstatt

7/30/2016

0 Comments

 
Imagem
No âmbito dos primeiros 100 anos das aparições de Fátima em 2017, os Ramos dos Homens existentes em Portugal – Aveiro e Lisboa – sonharam a hipótese de organizar o I Encontro Mundial dos Homens do Movimento.
Em relação às datas optou-se por privilegiar o 31 de Maio, pela sua importância histórica como terceiro marco da história de Schoenstatt, e por coincidir com o mês em que se comemorarão os cem anos acima referidos.
Em relação ao local a escolha foi fácil já que Aveiro oferece muito melhores condições para a realização de um tal encontro, como facilmente se infere das fotografias da fotogaleria. 
Definimos de seguida os objectivos do Encontro, que deverão formatar todo o programa do mesmo, designadamente:   
  • CONHECER
  • FORMAR
  • PROJECTAR
Quanto ao Lema do Encontro, fomos procurá-lo na palestra que o Pai Fundador proferiu, em Schoenstatt, aos Homens do Movimento no dia 18 de Junho de 1966 , tendo escolhido:
                                              "Homens novos forjadores do futuro"
Ver programa..

 

Inscrições para o 1º Encontro Internacional dos Homens de Schoenstatt
0 Comments

Falecimento do Pe. Miguel Lencastre (12.06.1929 - 13.01.2014)

1/14/2014

0 Comments

 
Picture
Querida Família de Schoenstatt:

Venho comunicar-vos que hoje (14 de Janeiro) pelas 20:30 de Portugal morreu o Pe. Miguel Lencastre.

Unidos na Aliança,
P. Diogo Mendes Barata

Read More
0 Comments
<<Previous

    Notícias

     Imagem
    Acompanhe aqui as notícias do nosso Ramo, do Movimento de Schoenstatt e da Igreja.

    Arquivo

    November 2021
    October 2021
    May 2019
    June 2017
    December 2016
    October 2016
    July 2016
    January 2014
    November 2013
    July 2013
    June 2013
    April 2013
    February 2013

    Categorias

    All
    Jubileu 2014
    Madrugadores
    Ramo Dos Homens
    Schoenstatt Internacional
    Schoenstatt Internacional
    Schoenstatt Lisboa
    Schoenstatt Portugal
    Schoenstatt Portugal
    Sociedade

    RSS Feed

Powered by Create your own unique website with customizable templates.